quarta-feira, 27 de maio de 2015

SINDICATO DEBATE ALTERAÇÕES PARA ELEIÇÃO DE DIRETOR ESCOLAR

Logo mais às 16 horas, a direção do SINTERPUM  se reunirá com a comissão da SEMED  para dar andamento as alterações  do estatuto quanto a eleição para diretor escolar.

A intenção do sindicato é avançar nas discussões para que o projeto seja logo encaminhado a câmara para que as alterações aprovadas sejam válidas para as eleições que ocorrerá em outubro desse ano. A meta sindical é ampliar o número de escolas onde há eleição pra diretor.

Com os critérios da lei vigente duas grandes escolas deixam de ter eleição direta pra diretor passando a ser indicação da SEMED, na visão do SINTERPUM seria um retrocesso já que o documento base do PME - Plano Municipal de Educação aprovado pela sociedade na Conferência Municipal realizada no dia 15 de maio estabelece uma ampliação a cada 2 anos e a totalidade no prazo máximo de 10 anos.

Na última reunião ocorrida dia 30 de abril o prefeito Luciano leitoa deu o aval para que a secretária de educação Dinair Veloso avançasse nas discussões com o sindicato, o prefeito não se opôs em alterar os critérios pra eleição de diretor ainda este ano.


SOS EDUCAÇÃO PÚBLICA


O SINTERPUM ESCLARECE PARALISAÇÃO DO DIA 29

A Paralisação Nacional do dia 29 está sendo liderada pela CUT - Central Única dos Trabalhadores, a mesma envolverá todos os ramos e não exclusivamente a educação.

No último CNE - Conselho Nacional de Entidades da CNTE ocorrido em Brasília nos dias 21 e 22 a CNTE informou tais deliberações, explicando que essa é uma atividade da central sindical, ficando convocado assim os Sindicatos e Confederações filiados. O SINTERPUM esclarece que NÃO é Filiado a CUT.

Vale ressaltar que não existe lei que abone falta de paralisação nacional,o que ocorre é um acordo firmado sendo feita uma previsão no calendário escolar (como é o caso de Teresina), em algumas cidades  esta previsão é feita em lei sendo garantida ao longo do calendário escolar a previsão de reposição de modo a garantir os 200 dias letivos e as 800 horas do aluno.

Traduzindo em "miúdos", o que ocorre é um alongamento do calendário de modo a acomodar a paralisação nacional assim como os feriados.

O SINTERPUM vai aproveitar essa alteração no estatuto para encaixar as paralisações e assembleias da categoria de modo a ser previsto anualmente no calendário escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário